domingo, 5 de junho de 2011

Aceitar Jesus


Por Carlos David Franciscon

O que significa aceitar a Jesus?

A forma como esta expressão vem sendo utilizada nos dias atuais coloca Jesus como mais uma dentre as centenas de outras opções existentes nessa sociedade pós-moderna, tais como, aceitar a Buda, aceitar as Teorias de Allan Kardec, aceitar a Hare Krishna. “Eu aceito Jesus” virou sinônimo de “Agora eu faço parte da cultura Gospel”.

Partindo de um ponto de vista cultural, aceitar a Jesus hoje é apenas tornar-se parte de um universo de pessoas chamadas evangélicas, com sua própria forma de falar, seu próprio jeito de vestir, sua própria bagagem cultural, que se fecham em seus templos de tijolos, convidando mais e mais pessoas para fazerem parte dessa sua cultura.

Mas então pra que aceitar Jesus?

Se aceitar Jesus significa mudar de cultura apenas, não existe diferença técnica entre ser evangélico e ser budista, é o mesmo que trocar de partido político, eu era pmdebista agora sou petista. Se aceitar a Jesus significa mudança de comportamento, muitos não precisariam dele, Seguir aos ensinamentos de Ghandi seriam suficientes para se criar uma boa índole. Se aceitar a Jesus significa ter que ouvir música evangélica o dia todo para mostrar ao mundo sua nova cultura, eu prefiro ouvir música pop.

Enfim se aceitar a Jesus se resume a qualquer uma dessas opções ou todas elas, esse Jesus não é o mesmo das escrituras sagradas. Se Jesus não passa de um símbolo cultural, não pode ser o caminho a verdade e a vida que lemos no evangelho de João. Se Jesus é apenas um guia espiritual ele não pode ser considerado como fonte de água viva. Se Jesus é o garoto propaganda de um produto chamado vida eterna, ele não pode ser a própria vida.

Aceitar a Jesus significa muito mais do que se tornar evangélico, aceitar Jesus não é uma mudança de vida, mas um novo nascimento, não significa isolar-se do mundo, mas influencia-lo positivamente.

Tornar-se Cristão é ser reconhecido como tal, sem necessidade de estar fantasiado de crente, pois não me torno maior quando sou cristão, me torno consciente de como sou fraco e merecedor de castigo por estar separado de Deus.

Não me salvo da morte como prêmio por aceitar a Jesus, Ele me salva da morte por eu reconhecer que sou merecedor dela, agora pergunto: Porque o Jesus evangélico é tão diferente do Jesus bíblico?

Quando a igreja se torna comércio, Jesus se torna produto, dessa forma responder positivamente a pergunta tratada acima significa comprar esse produto. Nossas igrejas assumiram a visão empresarial e se tornaram competidoras umas com as outras em busca de mais clientes, dessa forma fica fácil aceitar Jesus, já que não se dá a devida profundidade ao assunto, essa frase se torna um mero convite semelhante àqueles clubes que mandam um comunicado pelo correio e prometem uma bicicleta grátis ao associado.

Aceite a Jesus e ganhe inteiramente grátis uma passagem para o paraíso.

É necessário que cada um assuma o papel de discípulo de Jesus e mostre ao mundo que Jesus é a diferença, Jesus é a resposta ao maior problema da humanidade, o afastamento de Deus. Dessa forma, evangelizar será muito mais do que implorar para que pessoa aceite a Jesus, será o prazeroso processo de mostrar o amor de Deus as pessoas, cultivando amizades, sendo diferente e não isolado do mundo, de ser uma pessoa que reflita o caráter do Jesus bíblico.

Não pergunte a alguém se ele aceita a Jesus, mas faça com que ele mesmo sinta o desejo de conhece-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário