terça-feira, 26 de julho de 2011

Davi: mais do que um vencedor


Pr Luciano R. Peterlevitz – Missão Batista Vida Nova, 24.07.2011. Culto dirigido pelos jovens.


Introdução

Davi e Golias. O jovem pastor x um gigante guerreiro. Vitória memorável de Davi. Uma história bem conhecida.

Mas por que Davi foi um vencedor?


Davi foi vencedor por causa de sua fé e coragem

A vitória de Davi: 1Sm 17.1-49.

A insignificância de Davi, aos olhos humanos: 1Sm 16.

Davi foi desprezado por seu pai. 1Sm 16.6-11. Davi era o mais novo de oito irmãos. Seus três irmãos mais velhos eram: Eliabe, o primogênito, Abinadabe e Samá (1Sm 16.6-9). Eram homens de guerra: 1Sm 17.13. Aos olhos humanos, eles eram muito mais qualificados do que Davi, o jovem pastor de ovelhas. Jessé não acreditava que Davi pudesse ser escolhido para alguma tarefa especial: 16.10.

2Sm 7.8. As ovelhas malhadas não tinham tanto valor comercial. Eram as menos importantes do rebanho. Davi era considerado por seu pai como o menor dentre todos os irmãos, e, por causa disso, a ele foi conferida a tarefa de cuidar das ovelhas insignificantes.

Davi foi desprezado por seus irmãos: 1Sm 17.28. Davi fora ungido rei por Samuel, diante dos olhos dos seus irmãos. Mas Eliabe não acreditava que o insignificante pastor um dia seria o rei de Israel. Entretanto, os três irmãos mais velhos de Davi, como os demais soldados de Israel, fugiam apavorados de Golias (1Sm 17.24).

Mas quem escolheu Davi? Não foi Jessé, ou seus irmãos, nem sequer Samuel. Davi foi escolhido pelo Senhor: Sl 89.20.

Davi foi desprezado por Golias: 1Sm 17.41-43. Mas Davi era corajoso. E o fundamento de sua coragem era sua fé no Deus vivo: 1Sm 17.44-47.

Davi foi desprezado por todos. Mas a sua fé no Deus Vivo fez a diferença, e lhe encorajou para enfrentar Golias. “pois a batalha é do Senhor”, dizia ele.

O que você faz quando as pessoas não acreditam no potencial que o Senhor lhe deu? O que você faz quando é desprezado? Quando as situações se agigantam contra sua vida, você exercita a fé no Deus Vivo?


Davi foi vencedor por que era um homem segundo o coração de Deus

1Sm 13.14 / 1Sm 16.7.

O maior gigante que Davi derrotou não foi Golias. O maior gigante que Davi derrotou foi seu próprio coração.

O Senhor viu o coração de Davi, por isso escolheu-o para ser rei de Israel. O Senhor não vê a aparência, como o homem vê. O Senhor olha para o coração. Isso não significa que a aparência não seja importante. Já vi muitas pessoas citando esse versículo para justificar as roubas escandalosas que usam. Entretanto, não leram 1Sm 16.18: Davi tinha “boa aparência”. O corpo veste o que o coração está cheio!

Curiosamente, ao longo das Escrituras, Davi não é lembrado por sua fabulosa vitória sobre Golias. Antes, o jovem pastor de Belém foi lembrado como um homem segundo o coração de Deus, como alguém que obedeceu ao Senhor. Ver 1Rs 15.5; Sl 89.20; Atos 13.22.

Jovem: como está o seu coração? Essa igreja pode efetuar muitas programações para os jovens. Mas é um equívoco acreditar que as programações atraem ou seguram os jovens na igreja. Saiba: se o seu coração não se dispuser a buscar ao Senhor, nenhuma programação trará você ao centro da vontade de Deus.


Conclusão

Por que Davi foi mais do que vencedor? Por que ele confiou no Deus Vivo, e sua coragem era a prova de sua confiança. Não adiante dizer que cremos se não temos coragem para enfrentar as situações. Mas, o mais importante: Davi foi mais do que vencedor por que era um homem segundo o coração de Deus. A despeito de suas limitações, Davi obedeceu fielmente o Senhor ao longo de sua vida. Siga o exemplo de Davi, e você não se arrependerá.

Eugene Peterson, sobre a história de Davi e Golias, comenta: “Durante toda a minha infância, sempre que minha mãe contava essa história, eu me tornava Davi. Eu sempre era Davi. Ainda sou.”

Você quer se tornar um Davi? Deus pode torná-lo um Davi, hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário