segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

UMA IGREJA SOLIDÁRIA


Pr Luciano R. Peterlevitz – Missão Batista Vida Nova, 30/01/2011

Leia Atos 2.42-47 e 4.32-37


Introdução

Atos 2: o Pentecostes. Cinqüenta dias após a Páscoa. Derramamento do Espírito sobre os discípulos. Início da comunidade cristã.

Atos 2 é o reverso de Genesis 11. Gn 11: torre de Babel. Dispersão das nações. O egoísmo e a violência prevalecem. At 2: ajuntamento das nações. A solidariedade prevalece.

Quais as marcas de uma Igreja solidária?

1. Uma comunidade solidária compartilha oração

Os cristãos primitivos perseveravam na oração: At 2.42.

A oração é um exercício que nos capacita a vencer o egoísmo. Porque somos desafiados a colocar o pedido dos outros em nossa bagagem. Assim, dividimos um mesmo fardo. Veja 1Ts 5.25 e Tg 5.16.

Desafio: ore por alguém essa semana.

Que a minha vida de oração não seja uma conversa privativa entre mim e Deus, uma espécie de cabine telefônica.

2. Uma comunidade solidária compartilha os bens

A Igreja é uma comunidade de partilha. Partilha do pão: At 2.46. A Ceia do Senhor é uma socialização do alimento.

Partilha de bens: ‘mas tudo era compartilhado por todos`- At 4.32. Na Igreja Primitiva não havia necessitados: 4.34. Veja Dt 15.4.

Isso é uma afronta à nossa sociedade egoísta. Pois a lógica do egoísmo diz que se há um pedaço de pão, este é meu, se há um copo de água, este é meu, se há um prato de comida, este é meu. Quanto mais escasso o recurso, o egoísmo tende a imperar.

No meio cristão também existe o perigo do individualismo.

3. Uma comunidade solidária louva a Deus e conta com o favor do povo

A comunidade cristã louva a Deus, mas não fecha os olhos para as necessidades dos outros. De fato, a Igreja Primitiva “contava com o favor (simpatia) de todo o povo” (At 2.47a).

Deus não aceita um louvor egoísta.

4. Uma comunidade solidária atrai a atenção da multidão

O Senhor acrescentava pessoas à comunidade solidária: At 2.47b. O livro de Atos não descreve uma comunidade que busca desenfreadamente um crescimento numérico.

Na comunidade cristã o crescimento é resultado de sua qualidade. E qual é sua principal qualidade? A unidade fundamentada na solidariedade.

Jo 17.21: a unidade é o imã que atrai a atenção do mundo.

Jesus, o Filho, foi enviado ao mundo pelo Pai. Jo 17.10: tudo que é do Pai pertence ao Filho, e tudo que pertence ao Filho pertence ao Pai. O Pai e o Filho são Um.

Da mesma forma, Jesus enviou os discípulos ao mundo: Jo 17.18. E a marca dessa comunidade de discípulos é a unidade. O Pai compartilha de Si com o Filho, e Filho compartilha de Si com o Pai. O Pai e o Filho compartilham o Espírito com os discípulos (Jo 14.16). A Trindade compartilha de Si com os discípulos. E cada discípulo compartilha de si com os outros. Portanto, o cimento da unidade é a partilha. Mas também a partilha é o imã. É o que atrai outras pessoas.

Conclusão

Deus compartilha conosco o que tem de melhor. Será que nós temos compartilhado o que temos de melhor com os outros?

O que acontece quando o Espírito é derramado? A multidão é transformada em comunidade.

Atos descreve uma comunidade de partilha. É isso que devemos ser. É aquilo que Deus nos faz ser, pelo seu Espírito derramado sobre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário