domingo, 4 de julho de 2010

ORAÇÃO PURITANA

Somos constantemente tentados a controlar as circunstâncias que nos cercam, com a justificativa de que algumas delas ameaçam a nossa paz. Ambicionamos manobrar as situações, para nosso próprio bem. Mas felizmente não podemos. Não estamos no controle das nossas vidas. Por mais que ambicionamos assenhorar-se do nosso destino, não conseguimos. Em meio às tempestades, precisamos confiar no Senhor que controla as tempestades. Portanto, resta-nos essa oração puritana (Citada por Charles Swindoll. Jó – Um homem de tolerância heróica. São Paulo: Mundo Cristão, 2004, p.323-324 (Série heróis da fé):

Quando queres guiar-me, controlo a mim mesmo,

Quando queres se soberano, governo a mim mesmo.

Quando queres cuidar de mim, sou auto-suficiente,

Quando deveria depender da tua provisão, abasteço a mim mesmo.

Quando deveria submeter-me à tua providência, sigo a minha vontade,

Quando deveria estudar, amar, honrar, confiar em ti, sirvo a mim mesmo;

Negligencio e corrijo tuas leis conforme as minhas conveniências;

Em lugar da tua quero a aprovação do homem, e sou por natureza um idólatra.

Senhor, meu principal objetivo é voltar meu coração novamente para ti.

Convence-me de que não posso ser meu próprio Deus, ou fazer feliz a mim mesmo, nem meu próprio Cristo para restaurar a minha alegria, nem meu próprio Espírito para ensinar, guiar controlar a mim mesmo.

Ajuda-me a ver que a graça faz isto mediante a aflição providencial, pois quando o meu deus é o meu crédito, tu me humilhas; quando as riquezas são o meu ídolo, tu as dispersas; quando o prazer é meu tudo, tu o transformas em amargura.

Remove o meu olhar cobiçoso, ouvido curioso, apetite voraz, coração lascivo;
Mostra-me que nenhuma dessas coisas pode curar uma consciência ferida, ou suportar uma estrutura arruinada, ou apoiar um espírito que se afasta.

Leva-me então à cruz e deixe-me nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário